O tema é de grande extensão e resumidamente dedicamos algumas linhas sobre o assunto.Várias medidas de proteção das abelhas são oportunas. No campo, o controle de aplicação de defensivos (agrotóxicos), próximo aos criadouros de abelhas deve ser feito com critério e sempre sob orientação e supervisão de Engenheiro Agrônomo.
Sempre que encontrar enxame no forro de sua casa, nas árvores, enfim, em qualquer lugar e não souber manejá-lo, chamar pessoas habilitadas (apicultor, bombeiros, por exemplo) que além de manuseaem correamente a captura e alojamento delas em caixas apropriadas, possuem materiais ( caixas, fumigador e outros), além dos Equipamentos de Proteção individual (EPI) apropriados. Nunca atear fogo simplesmente, pois além da eliminação pura e simples, pode provocar acidentes sérios. Vale lembrar a alta impoirtância desses insetos, tanto na polinização das plantas, principalmente as frutíferas, como na produção de mel, pólem própolis e apitoxinas.
A proteção das abelhas contribue muito para melhoria do eco sistema (sistema ecológico), pois interfere no aumento da florada e , consequentemente da produtividade de plantas, principalmente aquelas chamadas plantas melíferas. Os adminitradores municipais deveriam prestar mais atenção também na preservação das plantas melíferas (em cujas flores as abelhas "pastam", retirando o néctar) nativas, desenvolvendo ações para evitar a sua extinção dessas plantas e estimular a multiplicação delas através de campanhas de distribuição de mudas e orientações sobre seu plantio nas propriedades rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário