Este é um tema que eu gostaria de estar escrevendo bastante e várias vezes, por ser da mais alta importância e se tratar de um assunto que eu adoro. Deixei de escrever e postar neste blog por uns meses, por razões nada justificáveis...Muito antes de me formar em medicina veterinária já estimava os animais.Uma vez pisaram em cima de um pato que tínhamos em casa e eu cuidei dele, que sarou e viveu até parar numa panela... mas não sofreu tanto no "pós acidente".
Aqui em Tupã, conheci pesoas que lutavam pela proteção aos animais, inicialmente contra a corrente, pois ainda tinha gente que não acreditava, atrapalhava. Todavia algumas senhoras abnegadas conseguiram formar uma Associação de Proteção aos Animais, (seus nomes deixarei de citar por se tratar de inúmeras figuras que deveriam ser lembrdas) mas em nome de todas, cito a Sra. Clara Tayano. Os médicos Veterinários sempre apoiaram a idéia, que no modo de ver de alguns leigos se tratavam de uma "porção de mulheres que não tinha que fazer...".
Admitiam em suas clínicas, animais enviados pela Associação, ajudava em medicamentos e consultas, tudo com o mais redobrado carinho. De todos da classe tomo a liberdade de citar a Dra. Maria Isabel Aleixo, com a qual unimos esforços para formalizar a já de fato "Associação de Proteção ao Ainmais de Tupã (ASPAT, hoje SPAT, em boas mãos da Sra. Osmarina).
O então Prefeito de Tupã, Manoel Gaspar acreditou na luta e fez um convênio para os trabalhos de Controle da Natalidade (controle populacional) de cães e gatos, um importante serviço em pról da saúde animal e preventiva humana, com vários animais castrados (histerectomia em fêmeas e orquidectomia em machos). Mas a atuação da SPAT-ASPAT não se restringia a "castrar" animais e acolher "mendigos" caninos.
Muitas atividades educativas foram promovidas, já agora com o largo envolvimento da sociedade, articipando das ações, as emissoras de rádio, TV, jornais, escolas e profissionais liberais. Estivemos pessoalmente em SP para palestras da UIPA/WSA.Colegas foram mostrar trabalhos em Congresso na cidade de Taboão da Serra, SP, e assim por diante.
Nesta foto estou dirigindo os trabalhos da fundação da ASPAT,ao lado da Med.Vet. Isabel Aleixo, D. Vilma Bernardes e Med. Vet. Prof. Dr. Fábio Fernando Ribeiro Manhoso (Tupaense e grande nome da medicina veterinária).
O médico Veterinário Sérgio Miake executou os trabalhos, que resultaram em intervenção cirúrgica em centenas de animais. Mas não parou aí. A luta da SPAT /ASPAT envolveu o atual Prefeito, com reforço do Vice prefeito, Médico, e finalmente foi criado em Tupã o CENTRO DE ZOONOSES, para onde foi migrado todo o envolvimento dos trabalhos de controlre populacional de caninos e felinos.Tivemos a graça de ter como diretora do Centro, a Médica Veterinária Emilia Matiko Ukeda, entusiasta da proteção animal.
Em próximas postagem estarei falando sobre este tema muito interessante e o leitor que em sua acidade desejar fundar uma Associação congênere pode nos procurar.
Para análise dos amigos apaixonados pelos animais... Grato... Sugestões e críticas são bem vindas...http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/resumo-projeto-postos-veterinarios-de.html
ResponderExcluirOla Sr. Waldyr! Encontrei sua matéria atráves das páginas do Alexandre, no Face. A materia foi postada na página TODOS CONTRA OS CCZs DO BRASIL que está reunindo pessoas de todos os lugares, com informações e troca de informações sobre o que acontece nos CCZs do País. Convido-o a participar, já que houve interesse na questão levantada em Tupã. Enviei convite pela minha página do Face e se for de seu interesse podemos adicioná-lo na página do CCZs. Obrigada. Mirtes.
ResponderExcluirSerá um prazer e farei o possível para participar sim. Muito obrigado. Aguarde que tenho mais material para postar...
ExcluirParabéns! por esse seu valoroso trabalho,isso nos faz acreditar
ResponderExcluirque mesmo com tantos episódios de descaso com os animais,ainda existem
profissionais que se dedicam a essa tarefa que considero extremamente humana.
(Vânia.Azevedo. Eng.Agrônoma)
Obrigado Enga.Agra.A luta continua e seu telento profissional também pode contribuir para a minimização do sofrimento animal quando direciona ações no campo evitando o envenenamento de animais,morte por queimadas e até contaminações de ionstalações, rios e plantas. Ao seu dispor sempre!
ExcluirSr. Waldyr, já foi adicionado à página do Facebook. Caso seja sua vontade , pode deixar o grupo. Obrigada pela atenção.
ResponderExcluir