Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS 9 OU ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS)



 ALIMENTOS TRANSGÊNICOS OU ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS:  Waldyr Brandão *

    São Organismos (plantas ou animais) que tenham sido alterados via introdução de genes, por métodos ou meios que não existam na natureza.
     O desenvolvimento dos Organismos geneticamente modificados (OGM) despertou muita atenção nas décadas de 70/80. As empresas produtoras de alimentos e pesquisadores começaram desenvolver técnicas de introdução de genes de uma espécie em outras espécies diferentes, para transmitir características desejáveis, dentre elas a resistência a pragas doenças, tentativa de redução de uso de defensivos agrícolas e pesticidas tendo como argumento a corrida entre o crescimento da população, comparado ao coelho que é um animal que desenvolve muitas crias, versus a produção de alimentos, comparando-a com uma tartaruga, que anda devagar...
   O tema não é novo, a ideia já vem de séculos passados, com os estudos sobre a hibridação (cruzamento entre espécies diferentes) e melhoramento genético, onde se cruzam animais ou plantas da mesma espécie para transmitir caracteres favoráveis, transmitindo também caracteres que não se desejam.  A Bíblia já tocava no assunto (Levítico 19:19 – “..Não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies, no teu campo, não semearás semente de mistura, e vestes de diferentes estofos misturados não vestirás”).
   Não obstante prós e contras hoje a transgênese é uma realidade, envolvendo aspectos bioéticos (conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia), proteção do consumidor, políticos, econômicos e sociais.
   O Brasil tem definida uma legislação sobre o assunto (Lei n.º11.105, de março de 2005, que estabelece normas de segurança e mecanismos. tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de bioSsegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente..
   Existe hoje, um significativo volume de plantas como o milho e soja, geneticamente modificadas, consumidas por animais (rações) e o homem (farinhas, cereais, óleos). A lei determina que os  alimentos transgênicos sejam identificados no rótulo com uma letra “T”, dentro de um triângulo, em cor amarelo. É um assunto vasto, mas o espaço é pequeno, só importando afirmar que as pesquisas merecem ser incentivadas desde que não afrontem princípios jurídicos, constitucionais e éticos, que envolvem este tipo de atividade,.
   Na Bíblia (Gen.,1:26), Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem,... e domine sobre os peixes do mar, ..., sobre toda a terra”). Mas desde que respeite o homem e a natureza e com sustentabilidade,.
* Médico Veterinário,CRMV-SP 1154 – Membro da ATLECA- Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário